COMO SER BEM SUCEDIDO AO FALAR EM PÚBLICO

Algumas dicas para você ser bem sucedido na hora de falar em público

Procurar falar em público de improviso sem muito conhecimento do assunto é a melhor forma para se tornar um bom orador, entretanto é a pior maneira de conseguir credibilidade em sua fala. O motivo é simples: para ser compreendido pelo receptor, você deve ter uma fala clara, simples e com fatos e dados que possam embasar e fundamentar o conteúdo de seus argumentos. O que nem sempre de improviso você conseguirá para reforçar sua comunicação.

É neste contexto que descrevo abaixo algumas dicas para que você tenha  sucesso ao falar em público e seja compreendido pela audiência produzindo respostas do conteúdo apresentado.

1º Escolha um tema atual

Esta primeira etapa é uma das mais importantes, pelo fato de ser seu ponto de partida. A escolha do tema deverá ser algo atual, ainda que seja antigo, porém ao menos deverá ter uma roupagem nova trazida para a realidade atual.

Outro ponto fundamental na escolha do tema, é que você deverá ter familiaridade com o assunto, fale daquilo que goste, e procure trazer um assunto mais próximo no tempo e no espaço para seu ouvinte. Ou seja, se você é um advogado e for convidado para uma entrevista e derrepente o assunto do momento é sobre a Descriminalização do Aborto no País, você poderá embasar sobre as possíveis leis e suas conseqüências para tal questão, trazendo o assunto num contexto geral, porém não saindo da sua área jurídica. Outro assunto interessante para quem é da área de comunicação, por exemplo: digamos que está em ano político e você como comunicador foi convidado para dar uma entrevista ou fazer uma apresentação, neste momento você poderá aproveitar para pontuar as formas de comunicação verbal dos políticos e o que faz transparecer positivamente ou negativamente diante as câmeras.

Então veja bem. Mais do que escolher o assunto é você conseguir fazer a ligação do assunto com a atualidade trazendo-o para a realidade do cotidiano.

2º Objetivo e preparação do conteúdo

Nesta etapa você deve se preparar o suficiente para apresentar o conteúdo de forma a conseguir esgotar todas as possibilidades. Pesquise, leia diversas obras, converse com outras pessoas sobre o tema. De posse de todas as informações é hora de você selecionar as mais importantes em tópicos e iniciar o desenvolvimento de sua apresentação, seu relatório, artigos, etc…

Com o seu objetivo definido, você deverá preparar seu conteúdo respondendo as questões que lhe forem pertinentes para que consiga atingir o resultado satisfatório. Sua audiência precisa compreender o que quer dizer? Aonde quer chegar? Quando? Como? E por que? Se conseguir em sua apresentação responder todas estas questões, certamente você terá uma boa oratória!

3º Saiba quem será seu público

Aqui você deverá ter o máximo de informações possíveis, como número de pessoas, idades, formação, expectativas, interesses. De posse dessas informações você poderá trabalhar melhor seu vocabulário. Lembre-se o importante é você se fazer entendido, e muitos oradores acham que falar difícil, ter palavras difíceis em seu vocabulário é questão de cultura, status o que na verdade é totalmente ao contrário. Calma! Vou explicar melhor.  É necessário sim ter um vocabulário extenso, com palavras sofisticadas, mas entender que nem todos sabem e possuem o mesmo vocabulário, isto sim é ser culto e poder usar da simplicidade para conseguir atingir o seu foco. Por exemplo: Um profissional da área de zootecnia tem como objetivo criar animais para abate, como bovinos, frangos, tudo isto com uma técnica de aprimoramento genético para que previnam e combatam doenças que venham comprometer a saúde do animal. Entretanto, em profissões como esta e outras existem muitos termos técnicos e é aí em que entra a sua boa comunicação. Se o seu público for apenas zootecnistas, por exemplo, você poderá utilizar diversos termos técnicos da área e com certeza será entendido, mais se seu público for misto ou de outras áreas sua linguagem deverá ser o mais simples possível.

Certa vez assisti a uma palestra na área jurídica por um advogado, onde ele relacionava sustentabilidade com o direito. Na plateia grande parte era da área de direito, porém lá havia uma mulher que deveria ter seus 40 anos e estava acompanhada de seu filho que na época tinha 10 anos. Imagine uma criança na plateia assistindo a uma palestra feita por um advogado que possui muitos termos técnicos. Pois é! Você deve estar imaginando: Nossa, “coitada” desta criança. Ai é que você se engana. Fiquei encantada com apresentação deste palestrante, porque quando ele percebeu que tinha ali um menino de 10 anos cujo nome era Filipe, ele direcionou toda a linguagem dele de comunicação de forma que o menino pudesse entendê-lo. Em determinados momentos ele ainda parava e perguntava: Filipe, está ficando claro para você? E o Filipe respondia. Sim, estou entendendo. Daquele dia em diante entendi ainda mais que qualquer assunto pode ser falado de forma clara e simples tanto para uma criança, quanto para um adulto que possui formação e conhecimentos mais elevado. Ele foi inteligente e feliz em sua palestra, pois num ciclo de diversas palestras daquela noite, este foi o mais aplaudido no final. Ou seja, ele conseguiu transmitir sua comunicação com clareza, a partir do momento que ele conheceu seu público.

“Quem não se comunica se trumbica” ! Assim dizia José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, que era um grande apresentador na TV na década de 80, hoje já falecido, mais deixou sua marca registrada com esta frase, a qual é a mais pura verdade. Comunicação ainda é a grande dificuldade das pessoas e inclusive no mundo corporativo. E muitas vezes o comunicador não consegue expressar suas ideias, seus objetivos e acaba sendo mal entendido pelos ouvintes. Até porque comunicação não é o que você diz, e sim o que o outro entendeu, e se o outro entendeu diferente é porque você não se expressou ou comunicou bem.

Por isso, lembre-se preparar para falar em público, trabalhando desde a escolha do tema, a definição do objetivo, preparação do conteúdo e conhecer o seu público e falar de forma simples e clara, pode ser as ferramentas mais essenciais para que consiga ter um resultado satisfatório em sua apresentação. Acredito que com estas pequenas dicas você poderá obter maior sucesso na sua comunicação e aprimorar ainda mais seus relacionamentos.

Por Francine de Oliveira é jornalista. Possui MBA Executivo Internacional pela FGV em Tampa na Flórida.

graduando o 3ª ano em Direito pela FADIVA. Há 10 anos atua como Coordenadora Geral do Grupo Conexão no sul de Minas. É docente da Fundação Getulio Vargas nos

cursos de Pós em Administração de Empresas (Pós ADM) nas diciplinas de Técnicas de Comunicação,

Gestão de Pessoas e Jogos de Negócios e docente no MBA´s do programa FGV Management. É

palestrante na área de Comunicação, Liderança, Negociação e Estratégias. É Consultora para implantação

de estratégias comerciais e desenvolvimento de liderança. Suas experiências anteriores consiste como

professora no Senac na disciplinas de Comunicação Empresarial , Habilidades Gerenciais e Gestão de

Pessoas e Gerente Comercial na Associação, Comercial e Industrial de Varginha por 4 anos.