COMO SUPERAR SUAS LIMITAÇÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS

Qual é a competência que você tem e que determina seu diferencial competitivo no mercado? Sua formação? Sua capacidade de comunicação? Sua habilidade de agir estrategicamente? Sua atitude? Seu nível de relacionamento interpessoal?

Talvez sua resposta seja uma dessas, ou algumas, ou ainda outras que não foram citadas aqui e que você considera importante neste século de desafios e incertezas que estamos vivendo.

Porém, a verdade é que qualquer que seja essa competência, sempre há limitações que o impede de ampliar os horizontes e de chegar aonde sempre sonhou. Justamente porque a autossabotagem limita sua capacidade de agir em busca de aprimoramento de suas competências e alcance máximo do seu potencial.

Está na hora de parar de se sabotar e superar suas limitações pessoais e profissionais.

O primeiro passo a fazer, é conhecer suas limitações. Faça uma lista de seus pontos fortes e outra de seus pontos fracos. Descubra as características que o impede de explorar o máximo do seu potencial. Depois que conseguir identificá-las, vá para o segundo passo: monte uma estratégia de aprimoramento para cada uma delas. Traçando suas metas com prazos definidos para alcançá-la. E após feito isto, você deve partir para ação sem procrastinar ou se sabotar assumindo um compromisso de se levar a sério adotando medidas que possam te impulsionar para o sucesso profissional e a realização pessoal.

Se você aprimorar seus pontos fracos, certamente conseguirá desenvolver competências e habilidades que o levará a um nível de excelência profissional e pessoal muito mais alto, onde com certeza aumentará sua produtividade maximizando seus ganhos e melhorando seus relacionamentos interpessoais.

Você já parou para pensar que os grandes atletas sempre batem o próprio recorde? Exatamente porque eles treinam para aperfeiçoar seus pontos fracos. O processo do autoconhecimento é de extrema importância para conhecer suas limitações. Todos nós temos limitações. Quando conseguimos conhecê-las é possível que passamos a buscar algo novo para superação dos limites. Estar disposto a superar seus limites requer muita dedicação e uma autoanálise para entender melhor suas emoções e seu processo motivacional.

Portanto, procure eliminar suas limitações pessoais e profissionais, corrigindo comportamentos negativos e busque encontrar em você o melhor que pode entregar. Seja a melhor pessoa, pai, mãe, filho/filha, funcionário ou gestor. Seja gentil e prestativo, tenha atitude e obtenha o sucesso verdadeiro usando sua competência máxima na geração de valor e transformação na vida das pessoas.

Francine Oliveira, Professora de MBA na Fundação Getulio Vargas, Proprietária do Instituto Francine Oliveira Desenvolvimento Profissional, Jornalista, Palestrante e Coach.