ESTRATÉGIAS DE TREINAMENTO DA EQUIPE

 Por Francine Oliveira

As etapas do T&D,  consistem em Diagnosticar, Planejar, implementar e Avaliar. Para facilitar melhor nossa compreensão da questão, vamos imaginar a seguinte história:

Você é o gestor da empresa FML (nome fictício) e ao fazer uma análise do atendimento da organização, percebeu que existiam diversas reclamações de seus clientes por questão de mau atendimento. Então, você identificou um problema, que o levou a agir e elaborar um treinamento para que sua equipe pudesse atender melhor seus clientes.

  • Seu problema – Mau atendimento
  • Diagnóstico – Melhorar o atendimento
  • Plano de ação- Elaborou um conjunto de treinamento

Feito isto, você pensou nas possibilidades que teria para realizar o treinamento. Então você pensou em duas maneiras para realizá-lo: Primeiro faria o treinamento dentro da própria organização com alguém capacitado para isto e que pudesse desenvolver melhor a competência técnica desta equipe. Ou segundo levaria a equipe para alguma instituição específica de treinamento e faria um alinhamento com o consultor da empresa sobre o diagnóstico levantado e o resultado que gostaria de obter. Tanto o interno quanto o externo são válido desde que você tenha profissionais preparados para atingir o seu objetivo.

  • Execução – Realizou o treinamento externo
  • Avaliação- Verificou resultados alcançados, a partir de indicadores de desempenho.

Bem, você optou por fazer o treinamento externo naquele momento e correu tudo bem como você imaginava. Mas acabou por ai? Claro que não!  Agora após o treinamento você terá uma etapa indispensável que é a de conferir o resultado e controlar com acompanhamentos constantes o aprendizado verificando se houve a melhora no atendimento. Somente após este feedback é que você irá verificar se obteve êxito ou não no treinamento desenvolvido junto a equipe. Por isso, cuidado ao buscar amadores para atender uma necessidade sua e sair frustrada com a sensação de investimento perdido. A conceituação das empresas prestadores de serviços em treinamento é essencial para a garantia da qualidade e o alcance dos resultados almejado.