MUDANÇA DE EMPREGO OU REPOSICIONAMENTO DE MERCADO. EIS A QUESTÃO?

1- O que você precisa ter feito antes de chegar à conclusão de que o seu tempo na empresa acabou?

2 – O que você pode fazer para transformar o seu emprego atual na grande oportunidade da sua vida, em vez de mudar de empresa?

3 – Que sinais você deve observar para ter a certeza de que não está apenas em uma fase ruim na empresa?

Recebo sempre diversos clientes que dizem: “ insatisfeito com o seu trabalho atual”. Quando pergunto por quê? As respostas são sempre as mesmas: Insatisfação com o salário, excesso de cobranças, falta de oportunidade de crescimento e avanço na carreira profissional e liderança autoritária demais. Na maioria das vezes esses clientes estão estafados, estressados e com a auto-estima baixa. Isto consequentemente faz cair a produtividade e saturam os relacionamentos interpessoais. Com esses sentimentos está na hora de rever seus projetos, fazer uma reflexão de sua trajetória profissional ou pedir ajuda a profissionais que trabalham com coaching de carreira. Pois nestes momentos a pessoa sempre fica na dúvida e surge a reflexão se está na hora de trilhar novos caminhos ou se é somente um momento difícil na empresa.

O profissional deve ser o responsável por gerenciar sua própria carreira.  Você somente conseguirá ser um profissional de excelência a partir do momento que consegue liderar a si mesmo. Encontrar o emprego dos sonhos ou fazer o que gosta está relacionado ao nível de competência que você adquiriu. A única relação em que um profissional tem com a empresa é que ela compra competência e o profissional deve vender competência.  Que tipo de funcionário que você sonha ser? Ou qual tipo de empreendimento que você sonha ter? Vejamos a história de Steve Jobs: seus pais economizaram por toda sua vida para que ele pudesse freqüentar a faculdade. Quando chegou o momento de ir para faculdade não satisfeito com os conteúdos das aulas decidiu por si próprio gerenciar seus próprios sonhos e largou a faculdade ainda no primeiro ano em busca da gestão de sua carreira o tornando o maior inovador tecnológico do mundo. Todo profissional que faz um planejamento de sua carreira se diferencia no mercado de trabalho, possui tomada de decisões com maturidade e analisa os riscos e incertezas a partir de uma análise criteriosa dos seus projetos e sonhos com uma visão mais otimista do futuro.

Um ciclo de trabalho deve ser encerrado quando você percebe que não mais conseguirá realizar seus desejos de crescimento profissional, quando você conseguiu atingir os objetivos já propostos no início da sua contratação ou até mesmo quando você percebe que seus anseios atuais não condizem mais com a realidade da empresa hoje. Inicia outro ciclo requer de si uma  gerência de  sua própria carreira. Com estas análise saberá sempre o momento de dar o próximo passo. Com o passar dos anos o profissional acumula uma vasta experiência, aumenta seu network que passam a norteá-lo melhor para o processo decisório. É necessário saber aproveitar sua rede de relacionamentos e sua experiência já adquirida para que consigam se manter no mercado competitivo.

Claro que mesmo nas mudanças poderá haver períodos de baixa. O profissional maduro consegue aproveitar esses momentos para se desenvolver intelectualmente ou criar novos projetos que poderão render mais no futuro. Segundo Peter Drucker o profissional do século XXI deverá saber lidar com a complexidade e a descontinuidade. Vivemos em uma época de incertezas e ter sempre uma “carta na manga” para usá-las nos momentos difíceis fará com que o profissional gerencie melhor as mudanças e evitam armadilhas se responsabilizando sempre pelos seus atos não se colocando em papel de vítima e sim de batalhador pela realização dos seus próprios sonhos.

Enfim, ser o próprio gestor de sua carreira facilita na tomada de decisões nos momentos em que perceber não ter mais a empatia  por aquele trabalho e dará um norte para seguir um novo assumindo os riscos sendo o responsável pelo seu sucesso ou fracasso profissional.